Pages

Bebeteca

BEBETECA - berço dos futuros leitores  

      O Projeto Bebeteca surgiu quando percebemos a necessidade de proporcionar às crianças pequenas um lugar mágico e rico em estímulos, onde pudessem trilhar os caminhos do imaginário e da fantasia. 
  A proposta consiste em sensibilizar os agentes educativos da importância do contato com os livros a partir dos primeiros meses de vida para a formação de futuros leitores.
 O espaço denominado
Bebeteca
visa propor a criação de um ambiente especial e específico, onde crianças e livros são personagens principais desta aventura.
 
A Bebeteca é um espaço agradável, tranqüilo, com mobiliário apropriado para crianças pequenas terem acesso aos livros. O projeto aguça os sentidos no ato de tocar, sentir, ouvir, cheirar e contar as diferentes histórias que ali permeiam, possibilitando seu encantamento pela literatura transformando o “ser” bebê em “ser” leitor.
Para isso, precisamos contar com acervo de diferentes gêneros literários e com as mais diversas formas: livros de pano, de plástico, dobraduras, texturas, quebra-cabeças, aromas, sons, ímãs, dedoches, de feitura e outros que enriqueçam o ambiente.
 Que espaço seria este?
      O espaço Bebeteca é um lugar que permite à criança a interação com o universo literário, onde cenário, personagens e imagens saem dos livros para fazer parte desta aventura real com as crianças.
        Precisa ser acolhedor, aconchegante e favorável ao desenvolvimento da autonomia, para isto, é necessário que os livros estejam acessíveis aos pequenos, com móveis à sua altura para o manuseio; com tapetes e almofadões para que possam sentar ou deitar e tornar este momento agradável  e propício para estabelecer a conexão criança/livro.
    Tomando como referência as considerações anteriores, entendemos que é papel da escola infantil organizar espaços que favoreçam as ações compartilhadas, a fantasia, a criatividade e a autonomia das crianças, motivando também os professores a experimentarem esta brincadeira literária.
O Professor como Contador de Histórias...
É próprio do professor de educação infantil utilizar diferentes recursos para estimular constantemente as crianças que convivem diariamente, porém sabemos que a arte de contar histórias requer um profissional cuja doação seja intensa e as conquiste através de uma linguagem lúdica. 
 Para Celso Sisto, escritor para público infantil e exímio contador de histórias, a história escolhida merece preparo e tratamento de espetáculo.O professor deve estar sensibilizado para sensibilizar, seduzido para seduzir, portanto a história a ser contada deve primeiro apaixonar o narrador.
    Temos como desafio tornar a história algo vivo e cultural, assim como nós que guardamos as lembranças das experiências vividas no passado, e que contribuíram, de alguma forma, para nos tornar o que somos hoje, assim também, queremos que as experiências e as produções de cada criança sejam eternizadas através das histórias.
A Implantação 
Após estudos e pesquisas relacionados ao tema, verificamos a existência de Bebeteca em países como: Espanha, Cuba, Argentina, Colômbia e Portugal.
  No Brasil não encontramos Bebeteca em instituições de Educação Infantil, com isso nos colocamos frente a este desafio em incorporar mais um marco histórico no município de Castro, implantando em 2007 a Primeira Bebeteca do Brasil funcionando no Centro Municipal de Educação Infantil Cavalinho de Pau, já que contamos também com o Primeiro Jardim de Infância particular do Brasil, fundado em 1862, talvez a mais arrojada criação de Emília Erichsen.
  Este sonho foi concretizado, porém não acaba aqui, temos como meta estender essa tipologia de espaço literário aos demais CMEIS e instigar professores de Educação Infantil a fazer de Castro o berço dos futuros leitores.
  Em 2010 os CMEIS Pequeno Reino, João Paulo e Rubens Quintiliano aceitaram o desafio e já estão com seu espaço Bebeteca.

 

CMEI Cavalinho de Pau
  

CMEI João Paulo

CMEI Rubens Quintiliano


CMEI Rubens Quintiliano

  
CMEI Pequeno Reino


CMEI Pequeno Reino



                                                                                                   
Novo espaço CMEI Despertar para o mundo - 21/02/2010 
  

     
CMEI Despertar para o mundo

                     



   “A leitura é um vício que se instala na infância”. LOBATO, Monteiro.






 

  Postado por Nanci - Responsável pelo projeto.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Nanci.... parabéns pelo seu blog.... amei!
Precisamos arranjar um espacinho aqui para divulgar o trabalho de Inclusão realizado nos CMEIS... afinal a Educação Infantil abre as portas para acolher nossos aluninhos com deficiência e com muita competência tem preparado este aluninhos para seguir sua trajetória escolar... Beijocas.
Rita Mara

LUIZ disse...

Gostaram!
Sou representante da bebeteca,
entrego em todo pais.
luizlivrosecia@gmail.com

Postar um comentário