Pages

História da Educação infantil de Castro-Pr

A educação infantil em Castro já vem de longa data, sendo que o primeiro jardim de infância do Brasil se deu em nossa cidade em 1862. Talvez a mais arrojada criação de Emília Erichsen, se considerar a época e o local. Em 28 de janeiro de 1875, a cidade possuía dois professores capacitados para ministrarem a infância: D. Emília Faria Erichsen para o sexo feminino e Gaudêncio Cristóvão Machado para o sexo masculino.
Até 1994 as creches em Castro pertenciam a Assistência Social, a visão que se tinha da criança, naquele momento, era marcadamente assistencialista, a preocupação era com a alimentação e com a higiene. A questão do espaço físico, do profissional que atenderia a essa criança e das atividades pedagógicas não se constituíam como prioridade. A assistência inseria-se no contexto de mães e pais trabalhadores, que buscavam um espaço onde pudessem deixar seus filhos em segurança. Ainda não se questionava a qualidade do trabalho que seria desenvolvido, pois a luta era pela garantia da vaga.
 Em 1995 ocorreu a emancipação das creches, que se transformaram em Centros de Educação Infantil, passando a ser geridas pela Secretaria da Criança e Adolescente, inclusive possuindo sua Proposta Pedagógica própria. Em nosso Município, portanto, esta transição ocorreu antes da aprovação da LDB, que tornou obrigatória a passagem dos serviços da creche da área da assistência social para a área educacional em todo o país.
Em 2001, o poder público municipal transferiu os CEIS para a Secretaria Municipal de Educação segundo as normas da LDB.
          Hoje sabemos que, o educar e cuidar constitui preocupações dentro da proposta curricular, as quais devem articular-se num contexto em que cuidados e educação se realizem de modo prazeroso, lúdico, onde as brincadeiras espontâneas, o uso de materiais, os jogos, as danças e os espaços, as comidas e as roupas, as múltiplas formas de comunicação, expressão, criação e movimento, as vivências e as experiências das crianças sejam contemplados.    
Em 2007, nos colocamos frente a um desafio em incorporar mais um marco histórico em nosso município, implantando a Primeira Bebeteca do Brasil funcionando em Centros Municipais de Educação Infantil, essa proposta consiste em sensibilizar os agentes educativos da importância do contato com os livros a partir dos primeiros meses de vida para a formação de futuros leitores.

         

0 comentários:

Postar um comentário